O ocidente é quase que por
completo composto de países de religião monoteísta, então nestes países o
"clichê" de Deus e Demônio é freqüentemente usado. Já nos filmes
orientais, o sobrenatural é tratado de maneira diferente, muitas vezes
resgatando costumes já obsoletos, como tiras de papel com ideogramas colados em
lugares estratégicos para evitar maus espíritos, incensos e leques
enfeitiçados, por fim, magia.
Outra diferença relevante nos
entre os filmes ocidentais e os japoneses, é que a indústria americana investe
com peso em sustos cheios de sangue, decapitações e torturas, misturadas com
sexo, causando repulsa no público, já os japoneses utilizam mais o lado
psicológico do ser humano, deixando aquela angústia de ir ao banheiro sozinho
no fim do filme.
Temas
espirituais, Budismo – Relacionado com a religião
dominante no Japão. Para mim este é a chave do que causa tanto medo nos filmes
japoneses. No ocidente existe a idéia de bem e mal. Sempre em filmes de terror
existe um demônio, algo maior que não se pode controlar. Aqui são apenas
pessoas, que em certas circunstâncias ficaram presas em situações de maldição.
O que leva ao próximo ponto.
Espíritos
perturbados – pessoa que tiveram morte
violenta, ou passaram por uma situação de grande rejeição ou dor. Esses são os
personagens que perturbam os vivos nos filmes de terror japonês, sempre à
procura de algo ou alguém.
Repertório
visual (cabelos longos, água, figuras femininas) – imagens s que se repetem nos
momentos de tensão. Incluo aqui a pantomima.
Pouco
sangue – Os filmes são muito econômicos
em sangue. Não que não existe, mas em situações extremas.
Energia – Muito ligado às crenças.
Energia que flui, podendo ser boa ou ruim. E se muito concentrada pode gerar
manifestações sobrenaturais como no filme “O chamado”
Mediados
(tecnologia – VHS, telefone, TV, fotografia) – Nos filmes recentes o contato
entre vivos e mortos na maioria das vezes é mediado. A “assombração” liga pra
pessoa, aparece na TV, nas fotografias... Podemos pensar que como a sociedade
japonesa está imersa e tecnologia de ponta, esse tipo de “contato” seria
inevitável.
Filmes
de terror como um reflexo da sociedade
Analisando os filmes em todo
seu contexto, podemos perceber ou apontar alguns reflexos da atual sociedade
japonesa e alguns medos enraizados em todos nós.
Violência – medo de mortes violentas. A
violência é um medo de todos nós que vivemos e uma grande metrópole, pois ele é
muito mais evidente e lemos e vemos sobre tal violência todos os dias na mídia.
Rejeição – o abandono, a solidão. Segundo
algumas pesquisas, o Japão apesar de sua enorme população, eles tem uma
sensação de estarem só muito forte. A sensação de não estar conectado há
ninguém.
Suicídio – medo latente na sociedade
japonesa, já que culturalmente, alguns preferem o suicídio ao fracasso.
Tecnologia
em detrimento do homem – Na sociedade mais tecnológica e moderna que temos no mundo é normal que
este medo seja real. Robôs já substituem o homem em pequenas funções. Já
existem alguns que fazem companhia a idosos. Podemos imaginar como é lidar com
algo que para alguns é ficção para eles, os japoneses, é realidade.
O fantasma
Toshio dos 2 filmes não é interpretado pelo mesmo ator, no 1º filme ele foi
interpretado por Yuya Ozeki, já no 2º foi interpretado por Oga Tanaka
A Columbia Pictures, que
normalmente é morena de cabelo curto, de repente cresce cabelo comprido. Sua
tocha em seguida pisca e é transformado em Kayako Saeki, com "O Grito
2" substituindo "Columbia".
O velho jogo de esconde-esconde
com Toshio é destaque em muitos filmes de terror japoneses, incluindo o
original Grudge (Ju-on)
O terror japonês também em sua maioria é
centrado em lendas japonesas, com seus Bakemonos (monstros). Samara (ou Sadako
como a personagem é conhecida no oriente), é a personificação – vestido branco,
longos cabelos cobrindo o rosto - de uma das lendas, fazendo parte de uma
espécie de conto que roda por todo Japão/Ásia.
Outro que se pode citar como exemplo de terror japonês que explora o folclore do mesmo é “O Grito”. Este foi inspirado na lenda do folclore japonês que diz que quando alguém morre num momento de extremo ódio ou mágoa é criada uma maldição, e quem se deparar com ela será consumido por sua fúria e rancor.
Outro que se pode citar como exemplo de terror japonês que explora o folclore do mesmo é “O Grito”. Este foi inspirado na lenda do folclore japonês que diz que quando alguém morre num momento de extremo ódio ou mágoa é criada uma maldição, e quem se deparar com ela será consumido por sua fúria e rancor.
J-horror:
O Estilo de Filmes Japoneses de Terror
Os filmes de terror japoneses
tiveram grande destaque no início da década, com o que ficou conhecido como
J-horror. As características principais do estilo são pouco uso de efeitos
especiais e ênfase no terror psicológico, ao lidar com situações do cotidiano
que possam inspirar suspense e medo.
Um bom exemplo do gênero é o
filme Juon, de 2003, dirigido por Takashi Shimizu. Na história, uma maldição é
lançada a todos que tiverem contato com uma casa onde uma família foi
assassinada. Quando a enfermeira Rika é enviada para a casa, tempos depois, ela
se envolve com o mistério de Kayako e seu filho, Toshio.
O
menino Toshio é um dos personagens mais
famosos do J-horror
famosos do J-horror
O filme é composto por uma
série de histórias que focam em um determinado personagem, sempre tendo
a casa como ponto de ligação. Sem usar tanto tempo para explicar a
história, Shimizu emprega efeitos visuais sutis para desenvolver o enredo de
maneira rápida e eficiente.
O menino Toshio é um dos
personagens mais famosos do J-horrorJuon teve uma adaptação americana chamada O
Grito (de 2004), do mesmo diretor, com Sarah Michelle Gellar no papel
principal. O filme foi rodado no Japão e teve Sam Raimi (de Homem-Aranha) como
produtor.
Histórias sobrenaturais no
Japão são muito antigas; algumas lendas envolvendo fantasmas e maldições datam
do período Nara (710-794). No período Edo (1603-1867), elas se tornaram muito
populares. O fato de muitas envolverem fantasmas de mulheres e crianças é
comumente interpretado como uma lição para que os homens da época tratassem bem
suas esposas e filhos, pois, do contrário, eles voltariam para assombrá-los.
Espíritos
- A morte está ao seu lado (Shutter)
OBS: ESTE
JÁ VI E REALMENTE É MUITO BOM!!!
Já vou avisando que sou um super fã do filme e
que é o meu preferido dentre todos os que vi, terror ou não.O filme é incrível por vários motivos, dentre eles claro a história e seu desfecho surpreendente e aterrador. Pra quem quiser saber assista ao filme, pois vou falar apenas dele como um todo sem revelar nada que comprometa a diversão.
O personagem principal é um fotógrafo que tem uma vida comum e uma namorada. Numa noite voltando de carro com ela após uma festinha à noite, acidentalmente atropelam uma pessoa, aparentemente uma mulher. Ela parece ter morrido e como não havia ninguém por perto, o medo de serem pegos fala mais alto e os dois decidem fugir sem prestar nenhum tipo de socorro.
Com o passar do
tempo a culpa começa a atormentar os dois, em especial ela, e a relação fica
estranha. Mas logo não apenas a culpa vai atormentá-los, pois nas fotos que ele
passa a tirar após o acidente começam a aparecer coisas estranhas. E como
se não bastasse as coisas estranhas passam a acontecer também com ele e a
namorada. A suspeita é claro, é a de que um fantasma os atormenta.
Esse é o pontapé inicial do filme que se desenvolve com grande tensão durante todo o tempo e reviravoltas surpreendentes que não deixam o espectador tirar os olhos da tela. As cenas são de tirar o fôlego e a expectativa do que vai ocorrer é imensa. A história pode parecer relativamente comum e parecida com alguns filmes de terror japoneses (este é tailandês), no entanto alguns pontos o destacam dentre outros.
A história tem todo um drama por trás que é tão importante quanto o terror e o suspense. O suposto fantasma que os persegue não é apenas algo que surgiu do nada como em muitos filmes. Ele parece ter uma relação com o personagem principal e não se sabe bem o que é. As cenas de tensão são muito bem feitas, e é difícil de imaginar quando vem a próxima surpresa. Enquanto em muitos filmes após um susto há um certo momento de relaxamento,(exemplo: se ve um fantasma de relance e logo depois ele some) nesse isso nem sempre é seguido, tendo cenas em que após um susto o terror persiste e não vai embora após algum tipo de relance. É um terror psicológico e inteligente. Além disso as surpresas não só nas cenas de terror. Muitas vezes o susto é em relação a um personagem e algo que ele já fez. Não se sabe se tudo o que é dito é verdade e há muitos segredos escondidos por trás de suas ações.
Algumas cenas para dar um exemplo de como é mais ou menos o filme são as seguintes: Uma série de suícidios começam a ocorrer de modo misterioso(o modo como são mostrados é simplesmente genial). Num certo momento em que o personagem faz a revelação de seus filmes fotgráficos na sala escura, estando sozinho em casa sua namorada entra e se aproxima dele. Nesse momento o telefone toca e ele vai atender, e quem é ao telefone? Sim. Sua namorada. Mas quem ou o que estava com ele na sala naquela hora? Além disso há uma cena esplêndida em que ao fugir de algo em um prédio ele desce desesperado as escadas do edifício. Quando ele começa a descida está no quarto andar, mas após descer todo um lance de escada percebe que continua no mesmo quarto andar...
Enfim um filme imperdível pra qualquer um que curte filmes de terror,(e mersmo pra quem não curte) com a cena final mais surpreendente e genial já feita na história dos filmes. A cena é incrivelmente bem feita tanto nas imagens como também na trilha aterradora e perfeita. A surpresa não é simplesmente jogada de qualquer jeito. Ela tem toda uma relação com a história e com vários acontecimentos no decorrer do filme. A idéia e o modo como é mostrada fazem esse filme ser na minha opinião o melhor de todos os tempos. Além disso sua qualidade é indiscutível, pois o roteiro é genial no verdadeiro sentido da palavra, a direção é simplesmente perfeita e tudo isso é acompanhado de ótimas atuações, uma fotografia formidável q combina totalmente com o filme e uma trilha arrasadora. Um filme realmente maravilhoso em todos os sentidos. Não deixe de conferir!
Esse é o pontapé inicial do filme que se desenvolve com grande tensão durante todo o tempo e reviravoltas surpreendentes que não deixam o espectador tirar os olhos da tela. As cenas são de tirar o fôlego e a expectativa do que vai ocorrer é imensa. A história pode parecer relativamente comum e parecida com alguns filmes de terror japoneses (este é tailandês), no entanto alguns pontos o destacam dentre outros.
A história tem todo um drama por trás que é tão importante quanto o terror e o suspense. O suposto fantasma que os persegue não é apenas algo que surgiu do nada como em muitos filmes. Ele parece ter uma relação com o personagem principal e não se sabe bem o que é. As cenas de tensão são muito bem feitas, e é difícil de imaginar quando vem a próxima surpresa. Enquanto em muitos filmes após um susto há um certo momento de relaxamento,(exemplo: se ve um fantasma de relance e logo depois ele some) nesse isso nem sempre é seguido, tendo cenas em que após um susto o terror persiste e não vai embora após algum tipo de relance. É um terror psicológico e inteligente. Além disso as surpresas não só nas cenas de terror. Muitas vezes o susto é em relação a um personagem e algo que ele já fez. Não se sabe se tudo o que é dito é verdade e há muitos segredos escondidos por trás de suas ações.
Algumas cenas para dar um exemplo de como é mais ou menos o filme são as seguintes: Uma série de suícidios começam a ocorrer de modo misterioso(o modo como são mostrados é simplesmente genial). Num certo momento em que o personagem faz a revelação de seus filmes fotgráficos na sala escura, estando sozinho em casa sua namorada entra e se aproxima dele. Nesse momento o telefone toca e ele vai atender, e quem é ao telefone? Sim. Sua namorada. Mas quem ou o que estava com ele na sala naquela hora? Além disso há uma cena esplêndida em que ao fugir de algo em um prédio ele desce desesperado as escadas do edifício. Quando ele começa a descida está no quarto andar, mas após descer todo um lance de escada percebe que continua no mesmo quarto andar...
Enfim um filme imperdível pra qualquer um que curte filmes de terror,(e mersmo pra quem não curte) com a cena final mais surpreendente e genial já feita na história dos filmes. A cena é incrivelmente bem feita tanto nas imagens como também na trilha aterradora e perfeita. A surpresa não é simplesmente jogada de qualquer jeito. Ela tem toda uma relação com a história e com vários acontecimentos no decorrer do filme. A idéia e o modo como é mostrada fazem esse filme ser na minha opinião o melhor de todos os tempos. Além disso sua qualidade é indiscutível, pois o roteiro é genial no verdadeiro sentido da palavra, a direção é simplesmente perfeita e tudo isso é acompanhado de ótimas atuações, uma fotografia formidável q combina totalmente com o filme e uma trilha arrasadora. Um filme realmente maravilhoso em todos os sentidos. Não deixe de conferir!
Tem também um tailandês chamado Espíritos - A Morte está ao seu
lado. A cena final é de arrepiar até o último fio de cabelo.
OBS: ESTE TBM JÁ ASSITI,VC SÓ ENTENDE O FILME NO
FINAL,TRAILER PSICOLÓGICO MUITO BOM!!!
Coreia do Sul, 2003, 120Min.
Provavelmente estamos na presença da obra-prima asiática de terror psicológico.
Sinopse: A história gira em torno de duas irmãs que regressam a casa, após terem estado numa instituição mental. Em casa encontram o pai e uma madrasta cruel. A relação entre as três começa a deteriorar-se ao ponto de a irmã mais forte (brilhante Im Su-jeong), tentar proteger a mais fraca (Mun Keun-yeong), das investidas da madrasta que sentem como uma enorme ameaça para ambas. Ao mesmo tempo, começam a surgir estranhas aparições e fenómenos invulgares no seio da casa…
Coreia do Sul, 2003, 120Min.
Provavelmente estamos na presença da obra-prima asiática de terror psicológico.
Sinopse: A história gira em torno de duas irmãs que regressam a casa, após terem estado numa instituição mental. Em casa encontram o pai e uma madrasta cruel. A relação entre as três começa a deteriorar-se ao ponto de a irmã mais forte (brilhante Im Su-jeong), tentar proteger a mais fraca (Mun Keun-yeong), das investidas da madrasta que sentem como uma enorme ameaça para ambas. Ao mesmo tempo, começam a surgir estranhas aparições e fenómenos invulgares no seio da casa…
Crítica: A tale of two sisters” é
o filme da consagração do cineasta da nova vaga de realizadores coreanos,
Ji-woon Kim, que neste ano de 2005 apresenta o muito aguardado thriller de
acção noir (o primeiro filme do género na Coreia), “a bittersweet life” .
Para evitar estragar o
visionamento do filme, prefiro não me alongar muito mais sobre o argumento.
Apenas posso dizer que “A tale of two sisters” é intelectualmente inteligente e
combina de forma quase perfeita o thriller psicológico, drama e terror, servido
por uma banda sonora magnífica e uma realização sublime.
Desde o argumento intrigante,
passando pela música, narrativa e escolha dos actores, todos os aspectos neste
filme roçam a perfeição. Do ponto de vista técnico, é difícil encontrar uma
falha, pois tudo é cativante. A forma como atravessa os vários géneros (desde o
drama ao terror, passando pelo thriller) é algo a ter em conta. A utilização
do contraste de cores e da luz torna a película esteticamente apelativa e
visualmente cativante. As duas actrizes principais brilham a todos os níveis.
São mágicas no écrân. A actriz Yeom Jeong-ah, que representa a madrasta das
duas irmãs é genuinamente cínica e má.
Ji-woon Kim baseia toda a
estrutura cinematográfica num argumento fabuloso, na realização e no estilo
visual, de modo a criar uma atmosfera densa de tensão capaz de provocar
verdadeiros sustos, sem recorrer ao terror directo que advém da utilização do
gore ou do uso de cenas de violência gratuita. Pelo contrário, filma-as no
tempo certo e com o plano de câmara adequado a para esse efeito.
Para quem gosta de filmes de
terror na linha de “O Sexto Sentido” ou “Os Outros”, vai com certeza delirar com
“A Tale Of Two Sisters”. É definitivamente um filme obrigatório que esperemos
não seja alvo de um remake americano… A imitação nunca poderá igualar o
original. E este original é fabuloso!
se tem uma coisa que os japoneses sabem fazer direitinho , é filme de terror!!! eu amo todos. principalmente o grito e o chamado, é claro!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA única coisa que me assusta no mundo é a Kayako, eu vi JU-ON A Maldição 1 quando tinha 7 anos, você não faz ideia de como ela me provocou medo e de como ela me provoca medo, hoje em dia tenho 26 anos, sou um super fã dela e tenho todos os filmes originais da série, já tive alguns sonhos com ela e inclusive na maioria das vezes ela me ajudava, más mesmo assim ainda tenho muito medo dela, ela é a única que consegue me assustar.
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